Em 1984, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), de forma pioneira, iniciou a discussão com a sociedade da questão da eficiência energética, com a finalidade de racionalizar o uso dos diversos tipos de energia no País, informando os consumidores sobre a eficiência energética de cada produto, estimulando-os a fazer uma compra consciente.

Este projeto, no seu início ligado a área automotiva, foi crescendo e ganhou status de Programa Brasileiro de Etiquetagem, atuando principalmente na área de produtos consumidores de energia elétrica.

O PBE é decorrente do Protocolo firmado em 1984 entre o então Ministério da Indústria e do Comércio e a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica - ABINEE, com a interveniência do Ministério das Minas e Energia.

Sempre desenvolvido através da adesão voluntária dos fabricantes, o PBE tem um importante parceiro: a Eletrobrás, através do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE, que atua através de etiquetas informativas, tem o objetivo de alertar o consumidor quanto ao consumo e à eficiência energética de alguns dos principais eletrodomésticos nacionais, incluindo os Chuveiros Elétricos.

Atualmente este Programa já tem desenvolvido 22 programas de etiquetagem, prevendo o desenvolvimento de mais 20 programas para os próximos anos.

Objetivo

O Programa Brasileiro de Etiquetagem visa prover os consumidores de informações que permitam-lhes avaliar e otimizar o consumo de energia dos equipamentos eletrodomésticos, selecionar produtos de maior eficiência/desempenho, e melhor utilizar eletrodomésticos, possibilitando economia nos custos de energia.

Metodologia

A adesão ao Programa Brasileiro de Etiquetagem é voluntária. Só são feitos testes com os produtos dos fabricantes que querem fazer parte do PBE. A partir dos resultados, os produtos considerados em conformidade são relacionados na Tabela de Consumo/Eficiência Energética (link para a seção tabelas). Esses testes são repetidos periodicamente, a fim de atualizar a tabela.

Com isso, o Programa incentiva a melhoria contínua do desempenho dos eletrodomésticos, buscando otimizar o processo de qualidade dos mesmos. Isso estimula a competitividade do mercado, já que, a cada nova avaliação, a tendência é que os fabricantes procurem atingir níveis de desempenho melhores em relação à avaliação anterior.

Produtos

Aquecedores
Chuveiros Elétricos
Torneiras Elétricas


 

Etiqueta do Programa Brasileiro de Etiquetagem

A etiqueta ao lado é um exemplo para Chuveiros Elétricos. Cada linha de eletrodoméstico possui sua própria etiqueta, só mudando as características técnicas de cada produto.

É importante ressaltar que esta etiqueta está presente na embalagem dos Chuveiros, Aquecedores e Torneiras Elétricas dos fabricantes participantes do PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem.

Esta etiqueta além de informar a Eficiência Energética, a Potência Nominal e Econômica, o Consumo Mensal mínimo e máximo, o consumo de água e os respectivos incrementos de temperatura que o aparelho pode proporcionar, garante que o produto passa por rigorosos ensaios de laboratório no IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, é aprovado pelo INMETRO e está em conformidade com o Programa Brasileiro de Etiquetagem.

Portanto, antes de comprar um Chuveiro, Aquecedor ou Torneira Elétrica com esta etiqueta, compare as informações dos vários produtos e identifique qual deles atenderá melhor suas necessidades.